top of page
capa.jpg

Cavalera celebra o Chaos no Brasil

O dia 13 de novembro de 2025 entrou para a história da música pesada brasileira, com a realização do show do Cavalera, em São Paulo, tocando o álbum “Chaos A.D.”. O Rock Mania marcou presença no evento em dose dupla, com Cássio Casarin e Wander Verch.


Lançado em 1993, “Chaos A.D.” vendeu mais de um milhão de cópias pelo mundo, e conquistou o disco de ouro em vários países, incluindo Brasil e Estados Unidos. Com o álbum, o Sepultura cravou de vez o seu nome como uma das maiores bandas do planeta.


Capa do icônico álbum de 1993 - acervo de Wander Verch
Capa do icônico álbum de 1993 - acervo de Wander Verch

Em 1994, no dia 11 de novembro, Cássio e Wander tiveram o prazer de conferir o show de divulgação do “Chaos A.D.” na cidade do Rock Mania, Balneário Camboriú-SC. Era a “Acid Chaos Tour”, juntamente com os Ramones, divulgando seu álbum “Acid Eaters”, e os Raimundos com seu disco de estreia.


Ingresso intacto do show histórico - acervo de Wander Verch
Ingresso intacto do show histórico - acervo de Wander Verch

Agora, 31 anos depois, a magia aconteceu novamente, em uma única apresentação no país, no Espaço Unimed, na capital paulista. O evento contou ainda com o show dos ingleses da Massive Attack, com seu trip hop, e com a participação de representantes indígenas, chamando a atenção para suas frentes de luta, em pauta na COP-30, evento internacional em Belém-PA.


O Rock Mania teve o privilégio de acompanhar a passagem de som, tendo uma prévia da noite épica que viria pela frente. Aliás, o programa iniciou em 2010, e em 2013, fez sua primeira entrevista com Max Cavalera - hoje já são 14 entrevistas com ele, além de outras com Iggor Cavalera, Igor Amadeus, Zyon Cavalera e Richie Cavalera. 


Passagem de som no Espaço Unimed - foto: Wander Verch
Passagem de som no Espaço Unimed - foto: Wander Verch

Pois bem, após a passagem de som, ficamos no backstage, e pudemos conferir um pouco como funciona a engrenagem nos bastidores: alimentação dos músicos e da equipe, o descanso e preparativos para o show, conversas descontraídas e boas risadas. Quando nos demos conta, a banda rumou para o palco, e nós fomos atrás...


O Cavalera iniciou sua apresentação com a música “Refuse/Resist”, mostrando logo de cara porque Max Cavalera e seu irmão Iggor são considerados por muitos, “o verdadeiro Sepultura”. O quarteto, completado por Igor Amadeus, filho de Max, no baixo, e Travis Stone, na guitarra, não deixou ninguém ficar parado. 


O set seguiu com “Slave New World”, incendiando de vez o local. Depois veio “Nomad”, perfeita para bater cabeça de forma mais cadenciada. Nessa mesma pegada, a música seguinte foi “Amen”.


Cavalera em ação celebrando o Chaos A.D. - foto: Cássio Casarin
Cavalera em ação celebrando o Chaos A.D. - foto: Cássio Casarin

Logo após, todos cantaram “We Who Are Not As Others” em uníssono, com a forte mensagem “Nós, que não somos como os outros”. É claro que não faltaram os tradicionais “mosh pits”, que se formaram com a pedrada “Biotech Is Godzilla”.


Biotech Is Godzilla - vídeo: Wander Verch

Ao anunciar a música seguinte, Max falou: “Nós vamos tocar agora a melhor música do Chaos A.D.”, começando então “Propaganda”. Depois dela, um momento bastante emblemático, com os músicos saindo do palco e ficando apenas Iggor para tocar “Itsári”, faixa do disco “Roots”, inspirada na tribo Xavante.


De volta ao “Chaos A.D.”, foi a vez de “Manifest”, com sua forte letra alusiva ao massacre do Carandiru, seguida de “Territory”, outro grande hit do álbum. A saideira ficou com “Roots Bloody Roots”, fechando com chave de ouro a apresentação visceral dos Cavalera.


Trecho de Roots Bloody Roots - vídeo: Wander Verch

O Rock Mania pôde vivenciar ainda mais uma experiência marcante, ao acompanhar toda a movimentação pós-show: o retorno da banda ao camarim, mais conversas animadas e abraços de comemoração, externando a impagável sensação de dever cumprido com êxito.


Da nossa parte, o sentimento que fica é o de gratidão, pela oportunidade de ter presenciado tudo isso tão de perto. E mais, nossa admiração por quem faz tudo isso acontecer só aumentou. 


Max, Gloria e Wander no backstage - foto: Hermes Serigati
Max, Gloria e Wander no backstage - foto: Hermes Serigati

As pessoas vão a shows, vivem momentos inesquecíveis e realizam seus sonhos, muitas vezes sem se dar conta de que para que tudo isso aconteça, muitos estão trabalhando por trás dos holofotes. Uma dessas pessoas é Gloria Cavalera, que segue incansável, atenta a cada detalhe, para que tudo se desenrole da melhor maneira. A ela e toda equipe, nosso respeito e agradecimento!  


E assim, o Brasil teve a honra de ser palco dessa apresentação memorável dos irmãos Cavalera, que fizeram uma verdadeira ode ao “Chaos A.D.”, obra essencial do Heavy Metal mundial. Para o Rock Mania, foi escrita mais uma bela página em sua história. Que venha a próxima aventura…


Wander Verch e Cássio Casarin no aeroporto
Wander Verch e Cássio Casarin no aeroporto

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page